segunda-feira, 4 de março de 2013

Tomb Raider

Plataforma: PC / Playstation 3 / Xbox 360
Edição: Survival Edition / Collector's Edition
Lançamento: 2013
Editora: Square Enix
Produtora: Eidos / Crystal Dynamics

A Collector's Edition e a Survival Edition do jogo Tomb Raider, europeias estão disponíveis no mercado e tal como havia prometido no texto de antevisão vamos à sua analise.
 
Quanto ao jogo não vale a pena falar sobre ele, trata-se de uma das franquias do mundo dos videojogos mais populares de todos os tempos e tem uma personagem que também dispensa apresentações, a Lara Croft.
 
Quanto a estas edições uma coisa de bom é que quem comprar a Collector's Edition terá também a Survilval Edition, pelo que só haverá um vídeo de unboxing pois como já disse a edição de coleccionador são no fundo duas edições numa só.
 
Quanto à edição de coleccionador americana ela é em tudo igual à europeia só que não tem o artbook nem a bolsa, tem uns emblemas e uma litografia que na minha opinião não são tão interessantes, portanto, não irei fazer a sua analise de momento até porque ainda não encontrei nenhum vídeo com essa edição.

Survival Edition




Comecemos então pela Survival Edition, que é a edição europeia e uma versão intermédia entre a versão standard e a edição de coleccionador, ela vem numa caixa de cartão com arte do jogo e o seu conteudo vamos agora analisar.
 
O item mais importante desta edição é o artbook, The Art of Tomb Raider, para quem colecciona estes artigos, ou já viu este género de livros sabe aquilo que pode encontrar, ou seja, ilustrações conceptuais, de cenários, armas, personagens, tudo aquilo que a equipa artística cria durante o desenvolvimento do jogo e que é sempre interessante ver, é um livro de capa dura como é padrão e vem com boa encadernação e boa qualidade de papel, trata-se de um artigo que é o habitual neste tipo de edições e que muitos apreciadores tem que é o meu caso que prefiro o livro à litografia que vem na edição americana.

O próximo item é uma bolsa que tem o nome de Survival Pouch, ela vem com vários símbolos e emblemas e o nome do jogo, ela é toda negra, feita de plástico com abertura em velcro, serve para guardar leitores de MP3, telemovel, o que quisermos, nada de muito interessante parece um item promocional que podemos ganhar em revistas ou feiras de jogos e era dispensável.

Temos ainda o mapa da ilha que no verso é um poster com ilustrações do jogo, também é mais um artigo que não considero de edição especial podia perfeitamente ser oferecido na embalagem do jogo, é mais um item que não acrescenta nada.

Como DLC's temos um pack de armas para se usar no jogo e a banda sonora, infelizmente,. que estava prevista ser lançada num CD, acabou por se tonar em algo que temos de descarregar uma pena pois é menos um artigo físico.

Conclusão

Esta edição é realmente muito fraca, o único artigo realmente cativante é o livro, e só por isso não se justifica a sua compra.

Collectors Edition



 
Como disse no inicio do texto, esta edição engloba a Survival Edition, ou seja, tudo o que essa edição tem a edição de coleccionador também irá ter o que acaba por ser positivo porque no fundo e como se estivessemos a comprar duas edições, portanto aqui irei só abordar os itens que são pertencentes a esta edição visto que os outros já foram abordados, ainda devo acrescentar que esta é a versão europeia da edição de coleccionador do Tomb Raider.
 
A caixa que acompanha esta edição é exclusiva da edição de coleccionador, ela é feita de metal tal como acontece com a caixa da edição do Dead Space 3, também, já aqui analisado, ela é de boa qualidade, e esta muito bem feita, representa um Survival Kit, que se não estou em erro é igual as caixas que encontramos no jogo, um bom pormenor, quanto ao seu aspecto ela parece meio enferrujada e desgastada pelo tempo e uso, esta é uma boa peça de colecção daquelas que dá gosto exibir numa estante e que nos faz lembrar do jogo sempre que a vemos.
 
O artigo principal desta edição e aquele que levou muita gente a querer compra-la foi sem duvida a estatua da Lara Croft, uma action figure fabricada pela Play Arts Kai, ela vem com a figura mais tres poses de mãos e ainda uma pistola, uma caçadeira, um machado e ainda um arco e uma flecha para podermos colocar a figura na pose que desejarmos, mas aqui é que começa a polémica, apesar de eu considerar que a estatua esta bem pintada com detalhes interessantes, ela não é perfeita, em primeiro lugar a cara da estatua está longe de se parecer com a Lara do jogo, depois a sensação que ficamos é que é um produto com pouca qualidade e até de certa maneira frágil quando comparada com a estatua do Raiden da edição limitada do Metal Gear Rising Revengeance, que também podem ver neste blogue, vemos que existe uma clara diferença na forma de fabrico e até mesmo na maneira como vem embalada, é uma pena a figura da Lara não ter vindo com essa qualidade, porque aqui o que parece é algo de segunda linha, não que ela seja má por completo mas a mim não me convenceu o seu fabrico, material e forma como foi embalada e outro detalhe é que a estátua irá estar disponivel para compra sem a edição numa fase posterior ao lançamento do jogo, ou seja, não írá ser completamente exclusiva desta edição, isso ainda a vai desvalorizar mais enquanto item de colecção.
 
Algo que sucede na Survival Edition e que afectou esta edição também é a falta de um steelbook, porque vir apenas a embalagem standard do jogo numa edição que se diz de coleccionador é sempre mau e algo que quem colecciona ve sempre como um ponto negativo. 
 
Conclusão
 
Esta edição vale por reunir numa só a Collector's Edition e a Survival Edition, o que é um ponto positivo, e que pode ajudar no momento de escolha.
 
A figura da Lara Croft é na minha opinião a desilusão desta edição, eu contava com algo bem melhor, mais elaborado e de boa qualidade o que não veio a suceder, a caixa de metal e o artbook acabam por, de certa forma e talvez involuntariamente roubar o brilho à estatua, quando isso não deveria ser.
 
De qualquer maneira esta é a edição definitiva para fãs e a melhor que vão encontrar deste jogo o que por si só é já uma mais valia, contudo não é demais dizer que podia ter sido bem melhor do que aquilo que é, apesar de cumprir parte dos requisitos habituais de edições do genero ela não foi mais além do que poderia e deveria ter ido.
 
Classificação
 
Nota Survival Edition 3/10
 
Nota Collector's Edition 6/10
 
 
 
Unboxing Survival Edition / Collector's Edition (video em alemão)
 
 
 

11 comentários:

Blz Pistolero a Play Arts Kai pisou na bola com essa action.

Esse corpo utilizado não é o padrão Play Arts Kai para corpos femininos.

Se você observar a Chun-li e a Cammy desta fabricante, o corpo é maior, mais articulado e muito mais bem feito.

A impressão que da é que a empresa chegou e disse o seguinte, precisamos fazer um boneco da Lara, mas, não queremos gastar muito vocês podem fazer um boneco inferior pra colocar na edição de colecionador ? E a Play Arts topou. Ruim pra ela que queima sua tradição de qualidade.

Abraço.

Ola Wmishima,

Realmente é o que dá a entender é que foi algo feito à pressa e com poucos recursos financeiros, mas para quem não conhece a Play Arts Kai, nunca ouviu falar e não conhece nenhuma estatua da empresa e tem esta figura como primeira coisa de lá, vai ficar com muita má impressão mesmo creio que até de certa forma, prejudica a imagem da Play Arts.

Os fãs da Lara devem ser aqueles que mesmo gostando da figura, vão-se sentir dsiludidos com a qualidade da mesma, tanto para mais que ela vai ser vendida à parte dentro de algum tempo.

Abraço.

Nossa, que boneco feio...
Acho até que o boneco do Brothers in Arms Hell's Highway Limited Edition mas bem feito...
A articulações são bisonhas, mas a dos pés são absurdas de tão feias...
Acho que isso é a maldição do Brunozhi que malha esse boneco desde que anunciou essa edição...kkkkk

Olá Craudião,

Eu não teria dito melho é realmente a maldição Brunozhy, ele tanto falou mal disto que está à vista o resultado. Eu começo a teme-lo pois acho que ele tem poderes escondidos.

EUUUU AVISEI!!!! que ia ser uma porcaria essa action figure, resultado? ta ai ó.

Ola Brunozhy,

Só das azar seu corvo de mau agoiro (lol)

HAHA eu no RPG eu sou um Corvo das Tempestades mesmo rsrs, é meu poder secreto, cuidado comigo Pistolero

Eu vou ter muito cuidado mesmo, já vi que es perigoso...

Vou contra a opinião dos colegas, eu gostei de figura.

Dei um tempo nas importações, principalmente até saber o motivo da Receita Federal estar devolvendo tudo, mas achei a edição americana aqui no Brasil, mesmo sem ter o artbook, talvez eu pegue.

Estava vendo vários unboxing no youtube de edições tanto da Europa quanto dos EUA.
A edição europeia vem com DLC para baixar a trilha sonora, enquanto a americana veio o CD. Não tem artbook mas pelo menos tomaram vergonha na cara e colocaram a mídia física da trilha sonora, hahaha.

Ola James,

Eu sou sincero a figura da Lara decepcionou, pensava que a americana também tinha a banda sonora em formato digital para descarregar, mesmo assim prefiro o artbook da europeia.

Esses problemas da Receita Federal aí é que não têm assunto nenhum.

Volta sempre.

Enviar um comentário

Obrigado por deixar o seu comentário. Ele é importante
Volte sempre.